Pesquisa

     Sugestões

    « voltar a sugestões

    Utilização de medidas gastronorm

    O que são medidas GN (Gastronorm)?

     
     
     
    A Cuba GN é um recipiente padrão utilizado na insdústria de restauração. A sua aplicação em cozinhas profissionais proporciona grandes benefícios na preparação e confecção alimentar, pois reduz a necessidade de trocar os alimentos de recipientes, diminuindo a mão-de-obra, otimizando processos, facilitando a higienização e melhorando o nível de segurança alimentar.
     
    Também conhecidas como GNS, ou Gastronorms (no plural), a GN possui uma dimensão padrão de comprimento e largura de 530x325mm - estabelecida mundialmente como 1/1 (lê-se "um barra um"). Sempre com base no padrão 1/1, há recipientes múltiplos (2/1) e submúltiplos (1/2, 1/3, 1/6, etc), possibilitando composições personalizadas dentro do espaço 1/1. A profundidade (altura) da GN pode variar de fabricante para fabricante, sendo que as mais comuns são 30, 65, 100 e 150mm.
     
     
    A maioria das cubas GNS são produzidas em aço inoxidável, para facilitar a higienização, suportar baixas e altas temperaturas e resistir a operações bruscas com grande durabilidade - mas há também GNS de policarbonato, melamina, porcelana e outros materiais. As GNS de aço inox podem ser lisas ou perfuradas, podem ter ou não alças de apoio (para facilitar o seu transporte), e também podem ter tampas de aço inox  ou de outros materiais.
     
     
    Por todas estas características, a GN possibilita todo o tipo de "comunicação" entre os equipamentos profissionais de uma cozinha. Um prato quente, por exemplo, pode ser pré-preparado na GN, depois ser armazenado num frigorifico (padrão GN), ser levado ao Forno Combinado ou Convencional (padrão GN), ser congelado (padrão GN) ou aguardar numa Estufa Aquecida (padrão GN), sem que o alimento precise trocar de recipiente (ou de forma) entre uma etapa e outra.
     
    Capacidade das Gastronorms (GNS) em litros